Semijoias são sempre lindas, independentemente do material com que sejam feitas. Mantê-las assim é um desejo de todos que amam seus acessórios. Por serem delicadas, elas precisam de cuidados, e saber como limpar semijoias fará com que as peças permaneçam bonitas por muito tempo.

Há várias receitas caseiras ensinando como fazer a limpeza de semijoias, mas algumas podem danificar a aplicação de pedras, assim como os banhos de ouro e prata dos acessórios.

Porém, limpar as peças esporadicamente fará com que durem mais. A oxidação natural dos metais, assim como o suor e a oleosidade da pele, diminuem a vida útil das semijoias. Por isso, a limpeza dos acessórios fará com que eles permaneçam novos.

Saber como limpar semijoias é fundamental para que elas mantenham seu brilho e cor por vários anos. Então, ensinaremos como limpar suas semijoias de forma segura para que fiquem sempre com você. Veja a seguir!

Primeiros passos para limpar semijoias

Antes de tudo, saiba do que os acessórios são feitos. Nem todos os materiais reagem da mesma forma aos produtos que você utiliza na limpeza. Por exemplo, produtos que clareiam a prata podem danificar o banho de ouro. Para saber como limpar semijoias de forma eficiente, inspecione cada detalhe que compõe a peça.

Veja se possui pedras. Se sim, não utilize muita água na hora da limpeza, pois as pedras poderão descolar do acessório. O ideal é que você limpe a semijoia utilizando apenas um cotonete ou escova de cerdas macias e seque imediatamente. 

Diferencie sujeira de oxidação para determinar a forma correta de realizar a limpeza. A oxidação é um processo natural que acontece com os metais quando entram em contato com o ambiente. A principal característica do metal oxidado é a mudança de cor — ele fica mais escuro e até esverdeado.

 

Comece a limpeza

Agora que você já separou as peças que precisam ser limpas e sabe como são feitas, é hora de começar o procedimento. A frequência com que as peças precisam ser higienizadas dependerá do uso. Geralmente, quanto maior o uso, maior será a necessidade de limpeza. Vamos lá! 

Como limpar semijoia banhada a ouro

Aprender como limpar semijoia banhada a ouro é bem simples. Você precisará apenas de água e sabão de coco — líquido ou em barra. Aplique o sabão na palma das suas mãos e esfregue delicadamente a peça. Se preferir, utilize uma escova de cerdas macias.

Feito isso, enxágue a semijoia em água corrente, sem deixar nenhum resíduo. Seque com uma flanela macia e deixe em lugar ventilado por alguns minutos. Tenha certeza de que a peça está livre de umidade e guarde em um compartimento macio, seco e protegido da luz.

Se suas semijoias forem adornadas com pedras, utilize um cotonete umedecido com água e sabão neutro e aplique apenas no metal. Remova o sabão e seque com uma flanela macia. Não guarde a peça imediatamente após a lavagem. 

Semijoias banhadas a ouro necessitam de cuidados. Por isso, limpe as peças sempre que notar que elas estão engorduradas, sujas ou com sinal de oxidação. Fazendo isso, você terá sempre acessórios novos e brilhantes. 

Como limpar semijoia banhada a prata

Se você já sabe como limpar semijoia dourada, não terá dificuldade para limpar uma peça prateada. Ambas são higienizadas de forma parecida. Utilize água e sabão de coco da mesma forma, aplicando com as mãos, escova ou cotonete. Enxágue em água corrente. 

No caso da prata, você também poderá utilizar produtos específicos, feitos para essa finalidade. Há várias marcas disponíveis. Os limpadores prontos removem a gordura e a oxidação das peças, devolvendo seu brilho.  

Para saber como limpar semijoias de prata com produtos industrializados, consulte as informações do fabricante. Nunca utilize limpadores de prata em peças banhadas a ouro, já que eles poderão danificar o metal.

Como limpar semijoias com detergente

Você acompanhou todas as nossas dicas até agora e, mesmo assim, gostaria de saber como limpar semijoias com detergente? Temos a resposta! Ambas as peças — banhadas a ouro e a prata — podem ser higienizadas com detergente, contanto que ele seja neutro.

Utilize o detergente neutro de sua preferência, seguindo os mesmos procedimentos indicados com o sabão de coco. Cuidado com as pedras, elas poderão descolar durante a lavagem. Aplique o produto diluído com água apenas no metal que compõe o acessório.

Como limpar semijoias oxidadas

Se você tem dúvidas sobre como limpar semijoias esverdeadas, o procedimento também é simples. A cor verde é causada pela oxidação sofrida pelos metais, que ocorre quando eles entram em contato com ar, suor e poeira. 

A melhor estratégia é limpar suas semijoias regularmente, evitando que elas escureçam. Se já estão esverdeadas e a mancha não sair com água e sabão neutro, um procedimento fácil pode resolver.

Você precisará apenas de um pouco de limão ou vinagre, uma escova de cerdas macias e um pano seco. Aplique um pouco de suco de limão ou vinagre na peça, utilizando a escova, e esfregue com um pano seco até remover a mancha. Enxágue com água corrente e deixe secar.

O ácido remove a camada oxidada, deixando o metal brilhando como novo. O procedimento será o mesmo para os metais banhados a ouro e a prata. 

Guarde suas semijoias corretamente 

Saber como guardar as semijoias fará com que suas peças durem mais e necessitem de menos manutenção. Armazene-as corretamente, investindo em porta-joias ou embalagens específicas para esse uso. Mantenha os acessórios protegidos da luz, calor e umidade. 

Assim, você evita que eles batam ou enrosquem uns com os outros, o que pode causar arranhões ou mesmo quebrar as peças. Proteger as semijoias do meio ambiente também retarda o processo de oxidação natural, fazendo com que durem mais.

Na Vehr você encontra semijoias incríveis!

Por serem delicadas, as semijoias necessitam de manutenção para estarem sempre lindas e brilhantes. Saber como limpá-las aumentará a vida útil das suas peças e garantirá que elas fiquem muito tempo com você.

A Vehr traz um mix completo de semijoias, com modelos exclusivos e design diferenciado. Nossas peças recebem banhos de ouro 18k e prata 950, níquel-free. Trabalhamos com pedras naturais, com lapidação exclusiva.

Gostou das nossas dicas? Então, acesse o nosso site e se inscreva na nossa newsletter para ficar por dentro das novidades que preparamos para você! Tem muito mais chegando na Vehr!

Coleção cosmo