Os colares e correntes fazem parte do nosso dia a dia. Eles nos acompanham em todos os looks e ocasiões e, por isso, precisam de cuidados. Então, é importante aprender como limpar corrente dourada. Afinal, queremos que as peças estejam sempre novas e fiquem muito tempo com a gente.
As semijoias banhadas a ouro são peças delicadas e podem sofrer oxidação. Assim, o uso cotidiano pode expô-las a processos químicos que danificam o metal, podendo causar escurecimento e até manchas. Logo, os acessórios merecem cuidados especiais, de modo que fiquem sempre limpos e brilhantes.
Pensando em te ajudar nessa tarefa, no post de hoje, trazemos dicas ensinando como limpar, de forma prática e rápida, corrente dourada. Continue a leitura e veja técnicas para manter as peças lindas e reluzentes!
Como limpar semijoias douradas
Em primeiro lugar, é importante verificar o estado do acessório antes de iniciar a limpeza. Na hora de determinar como limpar semijoias douradas, separe as que estão escurecidas ou manchadas das que estão apenas sujas.
Se as correntes douradas estiverem apenas empoeiradas, utilize uma flanela seca e macia. Como as peças banhadas a ouro podem oxidar, evite molhá-las. Caso estejam engorduradas ou sujas de maquiagem, deixe-as de molho em um recipiente com água fria e algumas gotas de detergente neutro.
Logo após, é só enxaguar as peças em água corrente e secá-las com um pano seco. Deixe-as tomando ar antes de guardá-las, para se certificar de que estão mesmo totalmente secas. Lembre-se de que guardar as correntes úmidas também pode oxidá-las.
Se as correntes tiverem pedras ou strass, evite deixá-las de molho, já que os adornos podem descolar. Para fazer a limpeza, use somente um cotonete embebido em água e detergente. Passe-o delicadamente sobre as peças e enxágue-as com água corrente.
Como recuperar semijoias escurecidas
No entanto, se os acessórios já estiverem escurecidos, o que fazer? Para aprender como recuperar semijoias escurecidas, você precisará apenas de bicarbonato de sódio, limão e água fria.
Se você tem medo de limpar semijoias com bicarbonato, fique tranquila! Feito esporadicamente, o processo não danifica as peças. Basta acrescentar uma colher de chá de bicarbonato e o suco de meio limão em um litro de água fria e misturar bem.
Depois disso, é só deixar as correntes escurecidas de molho, por um período de dois a cinco minutos, dependendo da intensidade da mancha. Uma dica importante na hora de aprender como limpar corrente dourada é sempre enxaguar bem a peça e guardá-la somente quando estiver totalmente seca. Desse modo, evita-se que ela oxide.
Como limpar semijoias esverdeadas
Assim como as peças escurecidas, os acessórios esverdeados também merecem cuidados especiais. Na hora de determinar como limpar semijoias esverdeadas, analise o tamanho da mancha.
Muitas vezes, manchas pequenas podem sair apenas com detergente. Felizmente, é muito simples aprender como limpar semijoias com detergente. Prefira as versões sem perfume e aplique o produto sobre a mancha, com uma escova macia. Enxágue e seque com uma flanela.
Outra dica é utilizar pasta de dente. Isso mesmo! Aprender como limpar semijoias com pasta de dente também é fácil. Faça o mesmo processo indicado para o detergente, mas utilizando o creme dental.
Se, mesmo assim, a mancha persistir, pode ser necessário fazer uma limpeza mais profunda. Nesse caso, aplique vinagre ou suco de limão diretamente na mancha, com o auxílio de uma escova macia. Esfregue a área afetada com um pano seco e enxágue com água fria.
Cuidados para evitar que as semijoias escureçam
Agora que você já sabe como limpar corrente dourada, é hora de aprender alguns cuidados para evitar que ela escureça. As manchas são causadas pela oxidação sofrida pelo metal. Esse processo costuma ser provocado pelo contato das peças com substâncias abrasivas.
Dessa forma, para que aquela corrente magnífica fique sempre linda, como no dia em que você a comprou, é importante evitar o contato com essas substâncias.
Perfumes, cosméticos e produtos de limpeza contêm substâncias químicas que podem danificar o banho de ouro das peças.
Outros vilões que causam o escurecimento das semijoias são o cloro da piscina, a água do mar e o protetor solar. Desse modo, tente não utilizar os acessórios na hora de aproveitar o dia de sol.
Para finalizar, guarde as correntes em compartimentos adequados, livres de poeira, sol e umidade. Separe as peças por modelos e evite que enrosquem e batam umas nas outras. Se for o caso, reserve uma gaveta apenas para armazenar os acessórios. Isso evitará que elas quebrem ou arranhem.
Encontre os modelos mais incríveis de corrente dourada na Vehr!
Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas ensinando como limpar corrente dourada. Com essas técnicas simples, certamente, limpar as semijoias nunca mais será um problema!
Acompanhe outras dicas incríveis sobre moda e acessórios, aqui no Blog da Vehr. Queremos que você tenha o melhor conteúdo, repleto de dicas, tendências e lançamentos. Além disso, você pode receber novidades diretamente em seu e-mail. Isso mesmo! É só acessar o site e assinar a nossa newsletter!