Joias têm um valor sentimental, por isso, queremos que durem muito. Elas podem ser preciosas — eleitas para as ocasiões especiais — ou semipreciosas, as preferidas do dia a dia. O que importa é que nos acompanhem sempre! Sendo assim, manter cuidados com semijoias fará com que você aumente a vida útil das suas peças.

Ao contrário das joias, as semijoias não são confeccionadas integralmente com metais preciosos. Sua estrutura é feita com outros tipos, que servirão de base, banhados com ouro ou prata. Por serem delicadas, necessitam de cuidados para não perderem seu brilho e cor.

Então, quais cuidados com as semijoias devem ser adotados para que elas permaneçam sempre lindas, como no dia em que você as comprou? Trouxemos neste post dez dicas para você manter suas peças sempre como novas. Confira!

1. Armazene-as adequadamente

Aprender como guardar as semijoias corretamente fará com que elas fiquem mais tempo com você. Para garantir que suas peças fiquem livres de manchas e arranhões, armazene-as em compartimentos macios, livres de umidade, calor e luz solar.

Se não quiser investir em um porta-joias, utilize a própria embalagem do produto. Armazene os modelos separadamente, em compartimentos específicos para cada um, evitando que se enrosquem ou batam um no outro.

2. Evite atrito com outras peças

Essa dica vale tanto para o uso quanto para o armazenamento. Evite guardar as peças todas juntas. Separe os acessórios conforme o modelo e armazene cada categoria separadamente. Assim, você evitará arranhões.

Da mesma forma, os conjuntos — apesar de serem maravilhosos — podem causar atrito entre as peças. Por isso, redobre os cuidados com semijoias quando utilizá-las em composições.

 

3. Manuseie com cuidado

Saber como cuidar de semijoias é importante, mas saber como manuseá-las aumentará a vida útil das peças em muitos anos. Tenha delicadeza na hora de prender as tarraxas dos brincos, assim como os fechos de colares e pulseiras. Dessa maneira, você evitará que seus acessórios precisem de reparos inesperados. 

4. Dê polimento à peça

Se você não sabe como limpar semijoia, a melhor estratégia é polir a peça com uma flanela limpa e macia. Nem sempre a limpeza envolve o uso de água e produtos específicos. Apenas o pano seco é suficiente para remover poeira, suor e manter o brilho do metal. 

5. Limpe corretamente

Ao contrário, se você quiser saber como fazer a limpeza de semijoias utilizando água, aqui vai uma dica: utilize água fria e corrente com sabão neutro. Evite água quente, detergente e sabão perfumado, já que eles favorecem a oxidação do metal.

Para saber como limpar seus acessórios corretamente, veja o post publicado aqui no blog ensinando como limpar semijoias e esclareça todas as suas dúvidas sobre o assunto. Temos certeza de que suas peças brilharão como nunca!

6. Evite contato com a água

Apesar de indicarmos o uso de água para a limpeza de semijoias, esse procedimento deve ser realizado eventualmente, visto que a umidade oxida os metais. Se houver necessidade de lavagem com água, seque bem as peças e espere para guardá-las.

7. Tenha cuidado com cosméticos

Assim como os acessórios, cosméticos são amigos inseparáveis de algumas mulheres. Se esse é o seu caso, não se preocupe! Apenas tire suas semijoias antes de aplicar cremes, perfumes e maquiagem.

Dessa forma, você evita que o álcool do perfume e outras substâncias que compõem os cosméticos entrem em contato com as peças. Isso porque algumas dessas substâncias podem ser abrasivas, danificando as suas semijoias.  

 

8. Não tenha contato com substâncias abrasivas

Por falar em substâncias abrasivas, fique longe delas. Essa é uma das principais dicas de cuidados com semijoias. Abrasivos são substâncias que podem desgastar outros materiais, como metais e pedras.

Como são geralmente encontrados em produtos de limpeza, talvez você utilize alguns deles e não perceba. O ideal, para manter os cuidados com semijoias é que você retire seus acessórios antes de manusear produtos como detergentes e desinfetantes. Dessa forma, suas peças estarão seguras e livres de acidentes.

9. Evite usar semijoias na praia e na piscina

Acessórios podem criar um look de arrasar em qualquer ocasião, não é mesmo? Mas, quando estiver na praia ou piscina, lembre-se de que tanto o sal da água do mar quanto o cloro da piscina danificam as semijoias.

Isso acontece porque o sal e o cloro agem como agentes oxidantes quando entram em contato com metais. Por isso, para que os seus acessórios resistam a vários verões, evite utilizá-los na praia ou na piscina.

10. Evite atividades físicas durante o uso

Essa é mais uma dica de ouro que figura entre os cuidados com semijoias. Por mais charmosas que as peças sejam, evite usá-las durante a prática de atividades físicas. Os sais contidos no suor farão com que suas peças sofram oxidação e percam o brilho e a cor.

Além da oxidação, os atritos que ocorrem enquanto se pratica exercícios também afetam a durabilidade das peças. Por isso, é melhor retirar as semijoias antes da atividade física.

As melhores semijoias estão na Vehr!

Semijoias são peças delicadas e exigem cuidados específicos para mantê-las sempre brilhantes. Esperamos que você aproveite a nossa lista com os dez principais cuidados com semijoias, que farão com que suas peças permaneçam muito tempo com você.

A Vehr oferece produtos com design único e qualidade incomparável. Trabalhamos com banhos de ouro 18k e prata 950, níquel-free, que garantem mais durabilidade às peças, além de um mix completo de produtos para você montar qualquer look.

Acompanhe todas as nossas dicas sobre moda e acessórios e receba novidades diretamente no seu e-mail. Acesse o nosso site e assine a nossa newsletter para ficar por dentro de tudo que preparamos para você!

Coleção cosmo

Posts Relacionados