As esmeraldas são pedras cobiçadas em todo o mundo. Elas simbolizam juventude, saúde e sofisticação desde a antiguidade e nos encantam com uma beleza deslumbrante.
A “deusa verde de todas as pedras”, como era chamada pelos gregos, possui uma história fascinante. Já foi utilizada como elixir da beleza por Cleópatra e associada às deusas Vênus e Afrodite.
Não há dúvidas de que as esmeraldas são pedras especiais, graças ao seu brilho e sua tonalidade quase hipnóticos. Por isso, a gema se destaca no universo da joalheria e nos atraem, compondo peças dignas de serem desfiladas no tapete vermelho. Hoje, vamos desvendar os mistérios dessa pedra milenar. Fique com a gente!
História da esmeralda
A história da esmeralda nos leva ao Egito antigo. As primeiras pedras foram extraídas próximas ao Cairo, há cerca de 5000 anos. Posteriormente, a região recebeu o nome de Minas de Cleópatra, já que a rainha utilizava a gema como fonte de beleza e juventude.
Conhecida pelos egípcios como “pedra do amor”, a gema era relacionada à fertilidade e reencarnação. Por isso, as múmias eram sepultadas com adornos feitos de esmeralda.
Para os gregos e romanos ela era considerada símbolo de amor eterno e felicidade. Graças a isso, em ambas as culturas, pedras de esmeralda serviam para homenagear as deusas da beleza Afrodite e Vênus.
Hoje, as esmeraldas são pedras apreciadas em todo o mundo e julgadas como extremamente valiosas, perdendo apenas para o diamante. Com a tonalidade de verde translúcido e um belo efeito prismático, a pedra é muito utilizada na confecção de joias. Por isso, é a queridinha de celebridades, como Angelina Jolie.
Tipos de esmeralda
Atualmente, o Brasil, a Colômbia e a Zâmbia são os maiores produtores mundiais de esmeralda. Esse mineral nobre, da família dos berilos, destaca-se pela tonalidade. As cores da esmeralda podem variar entre os tons de verde-claro, verde-escuro, verde-amarelado ou azul-esverdeado.
Geralmente, o tipo de esmeralda é determinado pela cor. Quanto mais escuro for o tom do verde, mais valiosa é a pedra. O matiz, a saturação e a limpidez também interferem no valor da gema.
As variedades mais preciosas são transparentes, com tonalidades verde-amarelado ou verde-azulado. Esta última é a principal variedade encontrada na Colômbia, por isso, esmeraldas dessa região são muito valiosas.
Significado da esmeralda
Vários simbolismos são atribuídos a essa magnífica gema. Talvez, por isso, muitas pessoas se perguntem “para que serve a pedra esmeralda?”. A verdade é que desde tempos remotos, ela é relacionada à beleza, força, vitória, felicidade e prosperidade.
Outro significado de esmeralda está associado à saúde, já que a cor verde representa a natureza e as propriedades curativas das plantas. Além disso, os antigos gregos consideravam a pedra como símbolo do deus médico Asclépio. Assim, ela é encarada como a pedra dos profissionais de saúde.
Graças a essa associação, a pedra de esmeralda adorna anéis de formatura, usados para presentear formandos de cursos nas áreas de saúde, como medicina, odontologia e enfermagem.
Além disso, a esmeralda tem sido amplamente utilizada como amuleto protetor ao longo da história. Acredita-se também que a gema traga equilíbrio emocional, sorte, energia e riqueza para quem a utiliza.
Como usar esmeralda
Esmeraldas são pedras que complementam vários tipos de joias. Elas aparecem principalmente em colares, gargantilhas, anéis, brincos e pulseiras. As gemas podem ser usadas sozinhas ou combinadas com outras pedras.
Para criar um mix extraordinário e se destacar em qualquer ambiente, combine a esmeralda com os diamantes. O efeito luminoso conferido pelos brilhantes realça o verde profundo da gema, resultando em uma produção clássica e sofisticada. Perfeita para criar looks de festa arrasadores.
Se você está pensando em como usar a esmeralda de uma forma discreta, uma boa sugestão é combiná-la com as gemas pretas. Essa é uma forma de equilibrar a produção e criar um look sóbrio. Nesse caso, aposte em pedras como a turmalina negra ou o quartzo negro.
Sabemos que a esmeralda tem uma tonalidade marcante. No entanto, nada impede você de combinar a gema com pedras coloridas. Para sair do convencional, invista em conjuntos com pedras azuis, como um encantador lápis-lazúli.
Se quiser um visual ainda mais original, crie seu próprio mix com peças que complementem o seu estilo. Certamente, você conseguirá um efeito charmoso, independentemente do estilo da produção. Afinal, o seu colar preferido pode ser o par perfeito para aquele brinco de esmeralda estonteante.
Veja acessórios com pedras naturais incríveis na Vehr!
Já viu que as esmeraldas são pedras incríveis, com uma história admirável e combinam com qualquer visual, não é? Agora, é só investir na produção, para criar looks autênticos e inesquecíveis.
Para te ajudar, a Vehr trouxe um mix completo de acessórios com design único e inovador. São colares, brincos, anéis e pulseiras, elaborados com pedras naturais e lapidação exclusiva. Temos certeza de que, a partir de agora, as suas produções de moda jamais serão as mesmas! Acesse o site e veja mais!