As peças de joalheria embelezam o look e encantam com cores e formas deslumbrantes. Além do design, elas podem trazer significados repletos de simbologias, como as que encontramos na história do olho grego. Esse acessório milenar é considerado uma joia de proteção e está mais em alta do que nunca.
O olho turco — como também é conhecido — é usado como amuleto protetor em várias culturas. Ele aparece em colares, brincos, braceletes, pulseiras e peças decorativas. Nas últimas décadas, tornou-se popular em todo o mundo, sendo usado até por celebridades.
Apesar de ser considerada um talismã, a peça oferece um estilo marcante e único. Por isso, tem feito tanto sucesso no mundo da moda, estampando roupas e adornando joias de todos os tipos. Se você tem curiosidade em conhecer a história do olho grego, fique com a gente que vamos te contar tudo!
História do olho grego
A origem do olho grego é incerta. Há indícios de uso no Egito, na Síria, na Índia e na Mesopotâmia, entre o período de 5.000 a.C. a 1.500 a.C. Entretanto, ficou popular na Turquia e em países árabes, onde é habitualmente encontrado em residências e estabelecimentos comerciais.
Segundo uma conhecida lenda árabe, a peça tornou-se famosa entre os amuletos contra inveja após bloquear os olhares destrutivos de um jovem invejoso. A história conta que um rapaz podia explodir pedras apenas com a energia negativa de seu olhar.
Para se proteger, os habitantes da região começaram a utilizar um talismã no formato de olho. Desde então, é comum o uso do que ficou conhecido como olho turco, grego ou nazar para bloquear o mau-olhado.
Significado do olho grego
O significado do olho grego está relacionado à espiritualidade. Acredita-se que ele pode afastar a inveja, o mau-olhado e as energias negativas. Por isso, é utilizado como elemento protetor.
O formato redondo desse famoso talismã de proteção é baseado na crença turca de que os olhos liberam energia. Assim, o acessório recebe a energia negativa e a faz circular, deixando-a positiva.
A história do olho grego também nos conta que o amuleto deve ser sempre azul. A escolha da tonalidade foi feita pelos antigos egípcios que acreditavam que o mau-olhado tinha essa cor.
Símbolos do olho grego
Além do caráter protetor, há referências profundas associadas ao talismã. A cor azul nos remete ao céu, simbolizando paz e divindade. Na cultura turca, ele também representa aquilo que é raro, já que era difícil encontrar olhos dessa tonalidade entre a população local.
Outro símbolo do olho grego é o que ficou conhecido como o “olhar de Deus”. Daí o seu significado ligado à proteção, visto que esse seria um elo entre Deus e o ser humano. Dessa forma, muitos creem nas características protetoras da peça, como se um ser superior olhasse por quem a utiliza.
Como usar o olho grego
Apesar de toda a simbologia, o olho grego nos fascina por sua beleza. Com um formato gracioso e cor vibrante, esse lindo amuleto pode transformar-se em uma joia statement incrível.
Por ser versátil, é possível combinar o modelo com qualquer estilo de acessório. Ele pode ser usado em pingentes, pulseiras, braceletes, colares, gargantilhas e até brincos. Para você se inspirar, trouxemos algumas dicas ensinando como usar o olho grego.
Colares com o olho grego
A história do olho grego nos revela que a peça era inicialmente usada como um amuleto pendurado ao pescoço. Desse modo, você pode se inspirar na tradição e adicionar pingentes com o talismã em colares e gargantilhas, compondo conjuntos magníficos.
Outra forma criativa de utilizar o olho grego em colares é acrescentar pingentes de tamanhos diferentes em correntes triplas, formando um efeito cascata. Escolha uma peça chamativa para criar destaque e equilibre o mix combinando-a com outras delicadas.
Pulseiras com o olho grego
Aproveite a moda do pulseirismo e abuse dos modelos com berloques de olho grego. Adicione os amuletos em pulseiras e braceletes de espessuras diferentes e use todos juntos, formando um mix autêntico.
Outra sugestão é combinar as pulseiras de olho grego com modelos feitos com contas azuis. Assim, você realça a peça, criando um look alegre e jovial. Além disso, o azul-cobalto do acessório combina com metais dourados e prateados. Por isso, é perfeito para compor qualquer conjunto.
Brincos com o olho grego
Não são só os colares e as pulseiras que ficam ótimos com o talismã. O olho grego também forma complementos espetaculares para brincos. Seja como pingentes em argolas e correntes, em modelos studs ou em delicados kits, ele deixa qualquer produção original.
Para quem não abre mão dos conjuntos, os brincos de olho grego ficam ótimos com colares. Você pode encontrar o mix pronto, com peças no mesmo estilo, ou formar sua própria combinação. De qualquer forma, o resultado será um visual elegante e muito charmoso.
Combine o olho grego com acessórios incríveis!
Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas e que se inspire na história do olho grego para compor looks autênticos, independentemente do estilo. Aproveite e conheça a nova coleção da Vehr que traz peças magníficas para combinar com esse lindo talismã.
Quer ver mais dicas e ficar por dentro de todas as novidades do mundo Vehr? Então, acesse o nosso site e assine a nossa newsletter. Assim, você receberá notícias sobre lançamentos e promoções diretamente em seu e-mail. Corra para o site e cadastre-se!