Um belo modelo de anel pode valorizar o formato das mãos, complementar o look e reforçar a sua personalidade. A peça, que está entre as preferidas dos amantes de acessórios, pode ser usada de várias maneiras.

O anel é aquele acessório simples, mas que gera dúvidas na hora de usar. Há muitos modelos, com tamanhos e formatos diferentes. Contudo, algumas dicas podem ajudar a escolher o que mais combina com seu biotipo e sua produção. Por isso, trouxemos um guia ensinando como escolher o modelo ideal. Confira a seguir!

Principais tipos de anéis

Uma dica que auxilia bastante na hora de escolher o modelo de anel é separar as peças de acordo com o formato. Assim, você consegue analisar facilmente quais ficam bem com a ocasião e o estilo do look.

Anel solitário

Esse modelo de anel é caracterizado por ser uma aliança fina de metal, adornada por uma delicada pedra solitária. Clássico da joalheria, é um acessório muito popular e simples de combinar.

Aliança

A aliança pode ser identificada por ser um aro inteiro, liso ou cravejado. É o tradicional anel de noivado. No entanto, também pode ser usado no dia a dia, em qualquer um dos dedos da mão.

Meia-aliança

Da mesma forma, a meia-aliança é composta por um aro inteiro, mas com a parte superior cravejada. Famosa entre os modelos de anel de compromisso, também é um excelente complemento para as produções cotidianas.

Anel com pedra

O modelo de anel com pedra é encontrado em várias configurações, sendo bem versátil. As pedras podem ser grandes ou pequenas, coloridas ou não e em diversos formatos. Nesse caso, é possível investir em peças com design inovador, como os assimétricos, irregulares e aros abertos.

Anel aparador

Já o modelo de anel aparador reúne duas funções em um único artigo. Além de ser utilizado para dar suporte à aliança, evitando que ela caia da mão, ele realça a beleza de outros anéis. Por isso, fica incrível em conjuntos.

Dicas para escolher o modelo de anel ideal

Além de conhecer os principais tipos, há algumas dicas que ajudam na hora de escolher o modelo de anel ideal. Uma boa forma de selecionar as peças, é combiná-las com o formato das mãos e com o resto do look. Lembrando que, como qualquer acessório, os anéis devem ser adequados ao estilo da produção.

Dessa forma, situações profissionais, geralmente, pedem modelos discretos e sofisticados. Já os visuais despojados ficam ótimos com anéis grandes e coloridos. Para produções formais, apenas a aliança de casamento e o aparador podem ser suficientes.

Combine o anel com o formato das mãos

Na hora de escolher os anéis, uma dica interessante é harmonizar as peças com o formato das mãos. Por exemplo, modelos com pedras alongadas, em formatos verticais, valorizam dedos curtos.

Por outro lado, dedos finos e compridos ficam ótimos com anéis compostos por pedras redondas. Quem tem mãos largas pode apostar nos anéis robustos e com formato geométrico para fazer os dedos parecerem mais finos. Nesse caso, os modelos quadrados e triangulares são ótimas opções.

Escolha o modelo de anel certo para cada ocasião

A harmonia é essencial em qualquer look. Desse modo, a ocasião também deve ser considerada na hora de escolher os anéis. Há momentos em que a elegância é a característica marcante do visual. Assim, os anéis discretos, com cores neutras e design simples, podem ser ideais.

Entretanto, na hora de criar produções despojadas, os anéis grandes e com pedras coloridas podem ser a escolha certa. Para eventos descontraídos e informais, a dica é investir em peças alegres, como o anel granada. Ainda, é sempre importante combinar o estilo do anel com o tipo de ocasião em que ele vai ser utilizado.

Incorpore o anel ao look

Semelhantemente, os anéis devem ser coordenados com o resto do look. Equilibre as peças com as cores e os modelos das roupas e dos outros acessórios. Bolsas, cintos e relógios também podem servir como referência na escolha dos exemplares.

Para ilustrar, visuais que tenham tons de verde na roupa ficam perfeitos com o anel de ágata verde. Bolsas e cintos com correntes douradas podem ser complementados com um elegante anel de ouro. Já os relógios com brilho podem ser realçados com anéis de zircônia.

Forme conjuntos de anéis

Outra forma de escolher os modelos é criar um mix entre as peças. A combinação de anéis pode ser feita por meio das cores, dos metais e dos formatos. A melhor estratégia é usar um elemento como referência para elaborar o conjunto.

As cores podem unir os modelos, que podem ser de estilos diferentes. No entanto, se o mix for baseado nas formas dos itens, talvez seja interessante optar por peças de cores neutras. No caso do banho dos metais, os conjuntos podem ser feitos com o mesmo banho ou misturando as tonalidades — dourada, prateada e rosé.

Continue acompanhando todas as dicas do blog da Vehr!

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas ensinando como escolher o modelo de anel ideal. Continue acompanhando as nossas sugestões aqui no blog e não deixe de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades!

Coleção cosmo