As gemas são utilizadas na joalheria e decoração desde a Antiguidade. Povos como gregos, egípcios e romanos acreditavam em seus poderes curativos e protetores. Muito se estudou sobre pedras e seus significados ao longo da história e, sem dúvida, elas nos fascinam por sua beleza.

Para quem se rendeu aos encantos oferecidos pelas gemas, utilizar joias com pedras naturais é uma forma estilosa de incorporá-las ao nosso dia a dia. Seja em pingentes, seja em adornos para acessórios, como brincos e pulseiras, elas valorizam o look e nos beneficiam com suas propriedades energéticas.

Assim, muitas vezes nos identificamos com algumas delas e queremos conhecer melhor determinadas pedras e seus significados. Se esse é o seu caso, trouxemos as sete principais gemas utilizadas na confecção de joias e tudo o que você precisa saber sobre elas. Acompanhe a seguir!

Principais pedras e seus significados

O Brasil é um país privilegiado em termos de pedras naturais, já que elas aparecem em várias regiões do nosso território. Por isso, é comum vê-las nos mais variados tipos de semijoias, deixando-as ainda mais autênticas e charmosas.

Formadas por processos geológicos livres da interferência humana, as gemas possuem elementos químicos que, para muitos, exercem influência sobre as pessoas. Há quem acredite que elas carreguem a energia extraída na natureza e possam ter efeitos benéficos em nossa saúde e em nosso estado emocional.

Como existem vários tipos de pedras naturais, com formações e composições diferentes, as gemas costumam ser estudadas de forma separada. A cada uma é atribuído um significado, assim como características relacionadas à cura e proteção.

1. Ágata

A ágata se destaca pela variedade de cores e tonalidades marcantes. Ela pode ser vermelha, azul, marrom, laranja, amarela, bege, roxa, preta e branca. Para quem deseja conhecer melhor essas pedras e os seus significados, elas estão ligadas ao equilíbrio.

Desse modo, utilizar quaisquer variedades da pedra em colares, brincos, anéis e pulseiras é uma forma de revigorar o corpo, fortalecer a memória, aumentar a concentração e harmonizar a energia do organismo.

2. Quartzo

Da mesma maneira, o quartzo é uma das gemas mais versáteis, entre as utilizadas na joalheria, e pode ser encontrada nos tons rosa, azul, amarela, verde, roxa, branca e vinho. Possui propriedades revitalizantes e animadoras, que ajudam a controlar a ansiedade e o desânimo, além de desintoxicar o organismo.

As joias com pedras quartzo são sofisticadas e adicionam elegância à produção. Independentemente da coloração, elas tornam o look mais estiloso e combinam com qualquer composição.

3. Topázio

O topázio se destaca pela cor e pelo brilho únicos. Conhecido por seu azul radiante, ele também aparece nas cores amarela, verde, laranja, violeta e até mesmo incolor. Símbolo de longevidade e proteção, a pedra é uma ótima sugestão para criar looks espetaculares.

Se você busca conhecer as pedras e os seus significados, o topázio é considerado uma pedra sagrada por vários povos, como hindus, gregos e egípcios. Assim, acredita-se que a gema é uma poderosa fonte de energia, que age contra a depressão, trazendo vitalidade.

4. Citrino

O citrino é uma das gemas mais presentes em nosso território, uma vez que o Brasil é um de seus principais produtores mundiais. É reconhecido pelos tons vivos de amarelo e laranja, compondo diversos tipos de semijoias com pedras naturais, como o colar Joy Citrino.

A principal característica da pedra é a capacidade de trazer alegria, além de embelezar. Isso porque, segundo uma antiga crença popular, a gema pode dissipar as energias negativas e melhorar o nosso estado de humor. Além disso, ela contribui para a disposição, mandando o cansaço e a preguiça embora.

5. Ametista

Essa é uma das pedras nacionais mais famosas e utilizadas na confecção de semijoais. Com uma cor violeta inconfundível, a ametista ocupa lugar de honra no coração e porta-joias de muitas mulheres. O seu tom irresistível faz com que seja o destaque de peças originais, como o brinco Willow Ametista.

A gema é conhecida por seus efeitos calmantes, capazes de aliviar o estresse e proporcionar equilíbrio. Por isso, é muito usada em sessões de meditação. Para muitos, ela também ajuda a desenvolver a sabedoria e a paz interior.

6. Turmalina

A turmalina é mais uma pedra versátil, que aparece em diversas tonalidades. As mais comuns são preta, verde, azul, vermelha, rosa e amarela. Muito empregada na produção de joias, é vista frequentemente em adornos de celebridades, que desfilam nos tapetes vermelhos ao redor do mundo.

Por estar associada à sabedoria, a gema é considerada uma boa escolha na hora de estimular a racionalidade e a tomada de decisão. Outra característica relacionada à turmalina é o fortalecimento da intuição e a proteção contra sentimentos negativos.

7. Granada

Para finalizar a nossa lista, trouxemos a pedra da força, do amor e da proteção. A granada se destaca pelo tom de vermelho, intenso e associado ao sangue. Dessa forma, aparece em acessórios autorais e criativos, como o brinco Vinco, da Vehr.

A gema é utilizada como talismã em muitas culturas, graças à crença de que atrai prosperidade, amor, sucesso e força. Os atributos protetores relacionados à pedra derivam da convicção de que a granada afasta energias negativas, além de auxiliar no desenvolvimento pessoal e aumento da autoestima.

As melhores semijoias com pedras naturais estão na Vehr!

Agora que você já conhece as principais pedras e os seus significados, é só escolher as suas preferidas e caprichar na produção! Acesse o nosso site e confira a melhor seleção de semijoias com pedras, além de lançamentos incríveis!

Coleção cosmo

Posts Relacionados