As pedras naturais nos encantam pelo brilho e pela variedade incrível de cores. Não é à toa que são tão utilizadas na confecção de joias. São as gemas que garantem aquele “algo a mais” aos acessórios, atraindo a atenção de forma quase hipnótica.

O Brasil é um país rico em pedras naturais, ocupando o primeiro lugar entre os produtores mundiais. É possível encontrar mais de cem tipos de pedras em nosso território, que se destacam pela qualidade e beleza.  

Assim, não é estranho elas serem o principal complemento para semijoias de todos os estilos. Elas oferecem personalidade e sofisticação a peças como brincos, colares, anéis e pulseiras. Para quem ama acessórios com pedras, reunimos as principais variedades encontradas no Brasil. Acompanhe a seguir!

Conheça as principais pedras naturais brasileiras

Sem dúvida, as pedras naturais valorizam o visual como nenhum outro adorno, formando o complemento ideal para qualquer produção. É possível elaborar looks para o dia a dia, trabalho e festas utilizando os acessórios com as gemas.

Como a diversidade de pedras encontrada no Brasil é grande, podemos vê-las nos mais variados formatos, cores e tipos de lapidação. Por isso, não faltam opções estilosas de semijoias. Então, apresentaremos, agora, um resumo com os principais tipos para te ajudar na hora de compor o seu mix de pedras e elaborar o seu look.

Turquesa

Historicamente, a pedra turquesa — ou pedra turca — foi usada pelos egípcios, persas e nativos americanos. A cor ciano — tonalidade de azul —, com leves nuances de verde, fizeram da gema uma das matérias-primas preferidas na confecção de objetos decorativos.

Na joalheria, a pedra aparece em adornos encontrados na China, no Tibete e na Mongólia. Atualmente, a turquesa aparece em acessórios dos mais variados modelos e estilos.

O azul intenso dessa gema única realça o visual de forma alegre e vibrante. A peça é ótima para complementar os looks do dia a dia, principalmente em composições com artigos básicos e roupas de cores neutras.

Ônix

Já a pedra ônix é ideal para complementar produções coloridas e ousadas. Essa variação elegante do quartzo calcedônia pode ser encontrada nas cores preta e branca.

Com aspecto brilhante e levemente marmorizado, essa também é uma gema muito utilizada na decoração. Na joalheria, ela se destaca pelo requinte em que forma ornamentos para peças exclusivas e sofisticadas.

Assim, as semijoais feitas com ônix são a escolha certa para compor visuais refinados e destacar roupas coloridas. Invista em acessórios com a pedra sempre que quiser uma produção com personalidade.  

Ágata vermelha

A ágata é uma variedade do quartzo, considerada uma das pedras naturais com maior diversidade de cores. A gema vermelha possui superfície translúcida, formada por um degradê suave de tons, que lembram uma chama de fogo.

Como adorno para joias, ela forma complementos deslumbrantes para peças autênticas, como o bracelete Astral e o brinco Fun. Os modelos de acessórios formados com a pedra são bem variados, assim como as possibilidades de combinação.

Desse modo, aposte na ágata vermelha sempre que quiser um look moderno e requintado. Graças à tonalidade versátil conferida pela gema, é possível utilizá-la sozinha ou em conjuntos. Assim, uma boa sugestão é combinar acessórios com ágata e ônix ou cristais.

Ágata azul

Da mesma forma, a pedra ágata azul apresenta cor intensa, com brilho translúcido. Os acessórios com a pedra nessa tonalidade garantem looks modernos e impactantes.

Um exemplo é o colar Astral, que traz a combinação de cinco pedras, incluindo a gema na tonalidade azul, demonstrando o quanto ela pode ser versátil. Além dos conjuntos, a pedra pode ser usada solitária, criando uma elegante peça de destaque.

Citrino

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais da pedra citrino. Ela pode ser encontrada nas cores vermelho, laranja e amarelo, sendo esta última a mais comum.

Com tom quente e brilho intenso, a gema é perfeita para criar produções exuberantes e realçar looks com cores vivas, como vermelho e verde. A pedra oferece um toque de vivacidade e alegria ao look e combina com produções de todos os estilos.

Ametista

Essa gema brasileira é uma das mais famosas e utilizadas na produção de acessórios. A pedra ametista é muito conhecida pela cor roxa, que pode ter variações avermelhadas ou azuladas.

O Brasil é um dos principais exportadores de ametistas, já que as jazidas mais importantes encontram-se em território nacional. A gema compõe joias de modelos, tamanhos e estilos variados e pode ser usada tanto em produções sofisticadas quanto em looks para o dia a dia.

Lápis-lazuli

O lápis-lazuli é a pedra ideal para trazer sofisticação ao visual. Com um tom de azul radiante, a pedra aviva qualquer produção, tornando-se uma magnífica peça statement.

Desse modo, a gema é perfeita para criar looks marcantes e originais. Por isso, uma boa dica é combinar a gema com acessórios modernos e design arrojado, como os anéis Blu e Vista.

Procurando semijoias com pedras naturais? A Vehr tem um mix completo!

Então, já escolheu as suas pedras naturais preferidas? Para elaborar um mix completo, com essas e outras gemas, é só acessar o site da Vehr e conferir a nossa curadoria de produtos. Aproveite e conheça os lançamentos, além de promoções exclusivas!

Coleção cosmo

Posts Relacionados